Comissão promove debate sobre gestão de águas

Publicado em 04/11/2011 06:48
Em audiência pública na próxima quarta-feira (9), às 14h, a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas vai ouvir o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, que irá falar das ações atuais e futuras sobre a gestão de águas no Brasil.

Em termos globais, de acordo com a ANA, o Brasil apresenta uma situação confortável quanto aos recursos hídricos. A disponibilidade hídrica per capita, determinada a partir de valores totalizados para o país, indica uma situação satisfatória, quando comparada aos valores dos demais países.

Entretanto, apesar desse aparente conforto, existe uma distribuição espacial desigual dos recursos hídricos no território brasileiro. Cerca de 80% dos recursos hídricos brasileiros (disponibilidade hídrica) estão concentrados na região hidrográfica amazônica, onde se encontra o menor contingente populacional, além de valores reduzidos de demandas de consumo.

Dessa forma, o conhecimento da distribuição espacial da precipitação e, consequentemente, da oferta de água, além da situação da qualidade das águas brasileiras, são fundamentais para determinar o balanço hídrico nas bacias, subsidiando assim a gestão nas áreas de maior estresse hídrico.

O requerimento da audiência pública foi apresentado pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR).

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%
Dólar à vista fecha em baixa de 0,13%, a R$5,0681 na venda
Corte de juros este ano ainda é possibilidade, diz presidente do Fed de Minneapolis