China deve se tornar maior importador mundial de produtos agrícolas em 10 anos

Publicado em 07/11/2011 10:51 e atualizado em 07/11/2011 13:35
Dentro de um período de 5 a 10 anos, a China se tornará o maior importador mundial de produtos agrícolas. Segundo informações da China News Agency divulgadas neste final de semana, os principais motivos para que o gigante asiático conquiste este posto é que são as limitadas terras aptas à produção e a fraqueza das tecnologias de cultivo.

O pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Conselho de Estado da China, Cheng Guoqiang, revelou ainda que a agrícola per capita na China é 40% menor do que a média global, fato que também justifica a necessidade das compras.

Atualmente, os chineses são os maiores importadores de soja e algodão do  mundo. As compras de soja começarama a subir logo depois que o país se juntou à OMC - Organização Mundial do Comércio - em 2001. No ano passado, as importações chinesas de soja somaram um recorde de 54,8 milhões de toneladas, sendo 80% do consumo doméstico.

Além disso, é um importante comprador de açúcar e vem se tornando um grande player no mercado de milho depois de 14 anos de autossuficiência. O cereal vem sendo bastante utitlizado para a fabricação de ração animal.

Segundo pesquisadores e analistas, isso é reflexo do aumento da renda da população que, consequentemente, vem incorporando mais carnes em suas dietas. De acordo com o CNGOIC - Centro Nacional de Informações e Grãos e Óleos da China - as compras de milho da China na temporada 2011/12 devem somar 5 milhões de toneladas.

Com informações da agência Dow Jones.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024
Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118