Reino Unido prepara plano de contingência para possível complicação da crise da Europa

Publicado em 10/11/2011 17:58
O secretário inglês afirmou que, apesar de todo o contexto econômico complexo, o Reino Unido está em melhor situação que a zona do euro

O Tesouro inglês está formulando um plano de contingência para caso a União Europeia modifique sua estrutura central, excluindo países ou dissolvendo o euro de vez. Segundo o secretário de negócios do Tesouro, Vince Cable, planos estão sendo desenhados para lidar com todos os cenários. "Estamos pensando sobre todos os possíveis desfechos, inclusive esse. Precisamos lidar com o mundo tal como ele é", afirmou Cable ao jornal britânico The Guardian.

O secretário inglês não detalhou como seria o plano, mas afirmou que, apesar de todo o contexto econômico complexo, o Reino Unido está em melhor situação que a zona do euro. "Nós temos estabilidade política e financeira. O que ainda não temos é crescimento substancial", disse Cable.

Sobre a Itália, o secretário afirmou que há um certo pessimismo exacerbado por parte dos investidores, e que a situação italiana está muito longe de se assemelhar à da Grécia. "Eu não acho que deveríamos entrar em pânico por isso, e ainda que a situação seja difícil e nós sejamos inevitavelmente afetados por ela, o pessimismo extremo não é justificável nesse caso", disse o secretário.

Dissolução do euro - Com a crescente instabilidade política e econômica na Itália e na Grécia, ganhou força na imprensa europeia a hipótese de esfacelamento da zona do euro. Integrantes graduados de países da União Europeia começaram a vazar planos de Alemanha e França para diminuir a quantidade de países na união monetária -- e, talvez, padronizar taxas e impostos. E analistas de periódicos internacionais passaram a demonstrar explicitamente a preocupação com o futuro da moeda única.

Os primeiros rumores partiram de fontes ouvidas pela agência Reuters, que garantiram que as conversas entre as duas maiores economias da eurozona têm acontecido há meses, e em todos os níveis de governo. “Precisamos estabelecer a lista exata de quem não quer mais fazer parte do clube e de quem simplesmente não pode mais fazer parte”, disse um representante de um dos países à Reuters.

Londres: Tesouro britânico se prepara para o pior (Oli Scarff/Getty Images)

Fonte: veja.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista