Comissão de Agricultura debaterá demarcações e atuação da Funai

Publicado em 17/11/2011 07:19
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará na próxima terça-feira (22) audiência para discutir a demarcação de terras indígenas no Brasil.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, será convidado a participar da reunião. O convite ao ministro foi uma resposta dos deputados à recusa do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, em comparecer à comissão na semana passada.

Na audiência, serão discutidas as ações e os estudos em curso para identificação e delimitação da terra indígena Karitiana, localizada nos municípios de Porto Velho e de Candeias do Jamari (RO); as circunstâncias em que ocorreu a demarcação da reserva indígena Uirapuru, no município de Campos de Júlio (MT); o surto de beribéri nas etnias Macuxi, Angaricó e Wapixana, em Roraima; e a criação de áreas quilombolas; entre outros temas.

Um dos autores do requerimento para a realização da audiência, deputado Nelson Padovani (PSC-PR), acredita que a reunião será uma oportunidade para que os parlamentares possam discutir a fundo as questões que envolvem a demarcação de terras no Brasil, e, principalmente, o modo de atuação da Funai nos processos de criação e ampliação das reservas indígenas.

Além de Padovani, os deputados Carlos Magno (PP-RO), Moreira Mendes (PPS-RO), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Celso Maldaner (PMDB-SC), Alceu Moreira (PMDB-RS) e Roberto Dorner (PSD-MT) também solicitaram a audiência.

A reunião será realizada às 15 horas em local a ser definido.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece