Comissão de Agricultura debaterá demarcações e atuação da Funai

Publicado em 17/11/2011 07:19
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará na próxima terça-feira (22) audiência para discutir a demarcação de terras indígenas no Brasil.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, será convidado a participar da reunião. O convite ao ministro foi uma resposta dos deputados à recusa do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, em comparecer à comissão na semana passada.

Na audiência, serão discutidas as ações e os estudos em curso para identificação e delimitação da terra indígena Karitiana, localizada nos municípios de Porto Velho e de Candeias do Jamari (RO); as circunstâncias em que ocorreu a demarcação da reserva indígena Uirapuru, no município de Campos de Júlio (MT); o surto de beribéri nas etnias Macuxi, Angaricó e Wapixana, em Roraima; e a criação de áreas quilombolas; entre outros temas.

Um dos autores do requerimento para a realização da audiência, deputado Nelson Padovani (PSC-PR), acredita que a reunião será uma oportunidade para que os parlamentares possam discutir a fundo as questões que envolvem a demarcação de terras no Brasil, e, principalmente, o modo de atuação da Funai nos processos de criação e ampliação das reservas indígenas.

Além de Padovani, os deputados Carlos Magno (PP-RO), Moreira Mendes (PPS-RO), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Celso Maldaner (PMDB-SC), Alceu Moreira (PMDB-RS) e Roberto Dorner (PSD-MT) também solicitaram a audiência.

A reunião será realizada às 15 horas em local a ser definido.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Câmara de Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário