Mercado de café: RISCO-SISTÊMICO E DIMINUIÇÃO DE CONTRATOS

Publicado em 27/11/2011 09:29
*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting


Em primeiro lugar gostaria de agradecer aos e-mails e ligações de leitores desejando melhoras da pneumonia que tive. Muito obrigado!

Desde meu último comentário, do dia 12 de novembro, experimentamos uma queda de ativos de risco e um fortalecimento do dólar americano.

Os motivos por trás do movimento, que entre os dias 1 e 22 de novembro varreu 3.3 trilhões de dólares nos mercados acionários ao redor do mundo, giraram em torno dos problemas das dívidas soberanas na Europa e nos Estados Unidos. Vale notar que até mesmo a Alemanha, economia mais forte do bloco europeu, teve dificuldades em vender seus “bonds” nesta semana (apenas 65% da oferta encontrou compradores).

Os problemas do sul da Europa continuam incomodando a todos, sendo que agora a Espanha está com uma taxa de risco maior do que da Grécia e de Portugal.

Para constar, os principais índices acionários caíram entre 7% e 10% em duas semanas, enquanto o CRB, DJUBS e SPGSCI cederam em torno de 4.5%.

O café em Nova Iorque ensaiou uma alta na semana do feriado brasileiro, mas não conseguiu sustentar e com isso tem se mantido dentro do mesmo intervalo de preço de algum tempo. Londres tem encontrado algum suporte nas quedas, e São Paulo sofreu um pouco mais a influência do enfraquecimento do Real.

No mercado físico a longa espera dos torradores por diferenciais mais baixos tem feito com que alguns se vejam forçados a pagar os preços atuais sob o risco de ficarem com uma cobertura menor do que o mínimo aceitável. Foram reportados negócios com volumes razoáveis para embarque de agora até o final de 2012. É verdade dizer que os diferenciais já estiveram mais caros, principalmente se olharmos para os cafés não-brasileiros, de forma que a estratégia não foi totalmente errada.

A procura um pouco melhor, que em teoria poderia puxar os preços, não está provocando um encarecimento do terminal e do físico em função do dólar estar subindo. 

As exportações brasileiras do mês de novembro caminham para um total de 3 milhões de sacas, corroborando para a teoria de que a firmeza do mercado interno no Brasil também tinha uma relação com a necessidade de cobertura de quem estava vendido.

O relatório semianual do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) sobre o Brasil, divulgado recentemente, apontou que a safra 11/12 deve ser de 49.2 milhões de sacas, ou 5.3 milhões de sacas a menos do que a safra 10/11. As exportações do país para o ciclo corrente são estimadas em 29 milhões de sacas. Segundo o órgão os estoques de passagem em julho último estavam em 3.38 milhões de sacas, e o custo de produção em 2010 (apurado dia 30 de novembro) na região de Guaxupé foi de R$ 309.38 por saca (considerando uma produtividade de 30 sacas por hectare).

Novos relatórios sobre outras origens serão divulgados, mas enquanto isto fontes colombianas confirmam a expectativa do mercado de que Colômbia não produza mais de 8.5 milhões de sacas no ano-safra 11/12. Por outro lado um dos destaques de crescimento de produção é Honduras, que deve produzir um recorde de 4.6 milhões de sacas neste ano.

De volta ao mercado futuro, o número de contratos em aberto está no menor patamar desde o final de 2009, com um total de 98,272 lotes na última quinta-feira. 

Creio que os motivos para isto são os seguintes (não necessariamente nesta ordem): a volatilidade alta da bolsa; o descolamento dos diferenciais de arábica; a composição do estoque certificado e as re-certificações observadas; e finalmente uma desconfiança no sistema depois da concordata da MF Global que tornou indisponível o dinheiro de vários participantes que supostamente deveriam estar protegidos. 

Um dos maiores atrativos de se usar contratos em bolsa é não ter risco de contraparte tendo a garantia da segregação das margens depositadas. Infelizmente o episódio da bancarrota da MF provou que há uma falha séria do sistema, o que fez inclusive com que alguns participantes tenham sido obrigados a fechar as portas e não pagar fornecedores por terem visto desaparecer seu dinheiro usado para gerenciar suas posições de hedge. É lamentável.

Uma continuação da firmeza da moeda americana pode empurrar as cotações mais para baixo, sendo que continuo crendo em um suporte forte próximo dos US$ 220 centavos por libra na ICE.

Uma ótima semana e muito bons negócios para todos,
Rodrigo Costa* 

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário