RedeAgro: É preciso reflorestar 64,8 milhões de hectares para cumprir o que determina o novo Código Florestal.

Publicado em 27/11/2011 12:57 e atualizado em 28/11/2011 07:55 889 exibições

          Estudo Pesquisa da RedeAgro estima que seria preciso reflorestar 64,8 milhões de hectares para cumprir o que determina o novo Código Florestal.
          Recuperar os déficits de Reserva Legal (RL) e Áreas de Proteção Permanente (APPs) ocupadas com agricultura sairá muito caro para o Brasil.
          Além dos custos estimados para a execução do reflorestamento, que inclui o cultivo, plantio de mudas e cercamento das áreas, o estudo sugere uma perda de arrecadação tributária e de uma parcela significativa da área produtiva.
          Estimou-se que seria necessário reflorestar cerca de 64,8 milhões de hectares, o equivalente a 24% da área total em produção no país.
De acordo com a pesquisa, tal redução da área produtiva acarretaria um encolhimento de 20,5% ou cerca de R$ 36,1 bilhões na renda total gerada pelo setor agropecuário.
          O estudo afirma que para estados do chamado Brasil Central, como Mato Grosso, Piauí, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Acre e Roraima, as consequências da diminuição de área cultivada pode ter graves consequências.
          Uma perda de produção agropecuária nas magnitudes estimadas levaria a um atraso econômico dessas regiões, aprofundando, ainda mais, as desigualdades já existentes no Brasil, afirma André Meloni Nassar , coordenador da RedeAgro e diretor geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone).
          No que se refere à arrecadação tributária, haveria uma diminuição 8,5%, passando de 33,83% do PIB para 30,93%, o que geraria uma espécie de efeito dominó na cadeia produtiva.
          Os efeitos da retirada desse nível de grandeza da economia têm reflexos inexoráveis, com redução de emprego e renda em toda a cadeia produtiva do agro e que tem a maior parte instalada nos centros urbanos, diz o estudo.
          Fonte: Globo Rural On-Line/ [email protected]

Info Código Florestal 24.11 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Tags:
Fonte:
Globo Rural/G1

2 comentários

  • Almanakut Brasil Ribeirão Preto - SP

    Não fazem mais do que a obrigação! Desmatar para abrir pastagens é que causa maior prejuízo!

    0
  • carlo meloni sao paulo - SP

    Me parece que, na parte --O que ha' de novo--Diz respeito ao municipio

    e nao ao estado.==

    No antigo codigo um artigo dizia que se o agricultor nao reflorestasse

    a APP desmatada, a Uniao poderia faze-lo as suas proprias custas,

    e caso houvesse lavoras nestas areas as mesmas deveriam ser

    indenizadas.===Como ficara' agora esta parte importantissima.

    0