Produtor troca grãos por floresta e leva prêmio estadual

Publicado em 29/11/2011 06:42
Um agricultor familiar de Teixeira Soares que está prestes a substituir as plantações de grãos por florestas e a apostar mais na suinocultura foi um dos grandes vencedores do Programa Empreendedor Rural 2011 (PER), que teve resultado revelado ontem em Pinhais, durante encontro que reuniu 3 mil produtores. Além de Jackson Sirino Paz, duas agricultoras familiares do estado também foram premiadas: Valquíria Vascoski Braun, também de Teixeira Soares, e Adriana da Silva Almagro, de Ivaiporã. Elas planejaram melhorar a produção, com a compra de equipamentos, e diversificar a renda, com a construção de um aviário, respectivamente.

A competição se transformou em estímulo à realização do evento que mais reúne produtores rurais no estado. O Empreendedor é realizado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sebrae/PR, a Federação da Agricultura (Faep) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaep).

Jackson Paz concluiu que abandonar a principal atividade agrícola do estado – a produção de soja e feijão – era a saída para se sustentar no campo. Ele deve construir uma granja para suínos e produzir madeira em 43 hectares. “Hoje, o nosso lucro vem principalmente da soja. Como não temos área para ganhar escala no plantio de grãos, temos de optar por outra cultura”, conta ele. Com o plantio de madeira, o produtor espera obter renda de 20% a 30% maior. Os suínos serão sua fonte de renda até que as árvores cresçam.

Confira a íntegra da notícia na Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário