Colheitas do milho e do algodão são prejudicadas por chuvas

Publicado em 01/06/2012 13:41
No Mato Grosso, chuvas excessivas dificultam a colheita do milho e do algodão por inviabilizar a entrada de máquinas. A maior preocupação dos produtores neste momento é com a pluma primeira safra, já prestes a ser colhida. 

Ela representa 54% da produção de algodão de todo o estado. Há risco de as plantas perderem a produtividade pelo apodrecimento e ataque de doenças, uma vez que estão no ponto de colheita. Por enquanto, a situação atual não tem afetado a produtividade da pluma, para qual estão previstos 3.563 quilos por hectare – acima da média do ciclo passado, de 3.315.

Em Campo Novo dos Parecis, região que responde por ¼ da produção de mato-grossense, as perdas se concentraram nas 'maças' mais baixas das plantas, visto que receberam mais umidade. Nesse local, há previsão de que as perdas nas lavouras sejam de 5% a 10%. 

Já quanto ao milho, o temor está relacionado ao tempo para secar as plantas. Com o tempo úmido, poderá haver atraso na secagem da lavoura. Dessa forma, o produtor deve demorar mais a entregar a sua produção já está comercializada.
Por: Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão atinge mínima de 18 meses na ICE com dados fracos de exportação dos EUA
Algodão/Cepea: Indicador cai pelo 2º mês
Demanda doméstica do algodão ficou voltada para disponível e futuro, mas sem volume expressivo
Algodão 23/24: StoneX reforça expectativa de recorde
Algodão/Cepea: Com vendedor mais flexível, liquidez aumenta