Sol e calor beneficiam a colheita final de algodão no Mato Grosso

Publicado em 06/09/2013 10:43
Segundo a Climatempo, a próxima semana será marcada por tempo seco e quente

Nos últimos dias, a presença do ar seco tem favorecido os trabalhos de colheita nas plantações de algodão no Mato Grosso, o maior produtor nacional da cultura. Estima-se que 85% da área já foi colhida.

De acordo com Aline Tochio, meteorologista da Climatempo, até o próximo domingo (8), há previsão de chuva, principalmente no norte mato-grossense, mas não deve comprometer os trabalhos dentro do campo. A partir da próxima semana, o ar seco volta a ganhar força. Desta forma, o sol predomina e a temperatura passa dos 30°C facilmente em todas as áreas do Estado. Após esse período, há previsão de chuva apenas no dia 18, mas de forma localizada e especialmente no oeste mato-grossense.
 
Balanço da Safra
 
Segundo Elisa Gomes, analista de mercado da Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola (IMEA), as cidades de Lucas do Rio Verde e Sorriso apresentaram diferença na produtividade em relação a outras áreas do estado. "Na época do plantio, o surgimento de pragas dificultou o trabalho dos produtores, principalmente nas áreas que compõem o médio norte do Estado”, explica Elisa. A colheita está programada para terminar na segunda quinzena de setembro e apenas a chuva pode atrapalhar a fase final dos trabalhos em campo.
 
No fim do mês passado, a produção nas cidades de Lucas do Rio Verde e Sorriso girava em torno de 222 arrobas por hectare. Segundo o IMEA, nas regiões oeste e sudoeste mato-grossense, como os municípios de Sapezal, Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde, a produção gira em torno de 276 arrobas por hectare, uma diferença de 54 arrobas (810 kg). Até agora, a produção média no Mato Grosso está em torno de 259 arrobas por hectare.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário