Algodão: Custo variável chega a 107,8@/ha na safra 2015/16 do Mato Grosso

Publicado em 23/06/2015 08:13

Nos últimos anos, a relação de troca da pluma em Mato Grosso vem em escalada. Isso está ocorrendo pois, embora o preço da pluma permaneceu estável, os custos de produção vêm registrando elevações consideráveis. Na safra 2015/16, a estimativa atual é de que o produtor tenha que comprometer 107,8@/ha de pluma para cobrir seus custos variáveis, aumento de 27,2% ante a safra 2013/14, sendo que neste período, o preço da pluma variou em apenas 0,7%.

Essa alta nos custos descolada das variações de preço da pluma, e consequentemente, redução da margem dos produtores, se deu principalmente devido à valorização cambial de 22,3%, que causa forte impacto, sobretudo nas despesas com insumos, que por sua vez, subiram em 32,6% neste período. Assim, para não reduzir as margens a ponto de trabalhar no vermelho, as negociações tanto de compra (insumos), quanto de venda (algodão), devem ser cada vez mais certeiras. 

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário