Plantio do algodão começa sob otimismo no MT

Publicado em 17/01/2017 16:10
91 exibições

Os produtores de algodão do Mato Grosso deram a largada no plantio com o otimismo batendo num acréscimo de 10% na produção. O clima amigável, levando aos trabalhos de semeadura dentro da janela perfeita, é o principal fator que impulsionará o ganho no volume, que na avaliação dos produtores virá pelo aumento da produtividade. As estimativas são de 300 arrobas por hectare na safra e de 200 na safrinha.

No Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), as contas também fecham em mais 10% nas duas safras, devendo ficar em 2,4 mil toneladas.

Há, contudo, uma atenção nos custos de produção. Os químicos e adubos estão respondendo por 8 a 10% de aumento, mais a mão de obra, o que agrega, junto com outros insumos, o valor de R$ 8,9 mil por hectare, ainda segundo o Imea.

Safra mais cara, mas que não chega a derrubar o otimismo dos cotonicultores do estado. Há no radar dos analistas uma demanda mundial maior do que a oferta em 2017, o deverá favorecer o setor, que exporta metade do que produz.

Conta-se também com a ajuda do fator cambial.

>> Veja cotações completas do Algodão

Tags:
Por: Giovanni Lorenzon
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário