INTL FCStone indica expansão de 26% da área plantada na safra 2017/18 de algodão

Publicado em 13/03/2018 12:51
Aumento é puxado pelos estados do Mato Grosso e Bahia, que devem avançar em 25% e 33%, respectivamente

A INTL FCStone elevou sua estimativa para a área plantada da safra 2017/18 de algodão brasileiro, passando de 1.129 (estimado em outubro de 2017) para 1.183 mil hectares, equivalente a uma variação de 26% em relação ao ciclo 2016/17.

“A revisão decorreu da perspectiva positiva dos produtores nacionais para o ano-safra, em virtude da conjuntura atual dos preços internacionais e das condições de solo e clima favoráveis durante a semeadura do algodão”, indicou a consultoria INTL FCStone em relatório nesta terça-feira (13).

Dentre os ajustes, o destaque foi o aumento de 62 mil hectares na intenção de plantio no Mato Grosso, principal produtor, que deve apresentar um avanço de 25% em relação à temporada 2016/17. “A entrada de novos cotonicultores no mercado, em virtude da maior rentabilidade da cultura perante o milho safrinha, aliada à ampliação da área cultivada por produtores antigos, foram os principais fatores para a expansão”, explicou o grupo.

Segunda maior produtora nacional, a Bahia deve apresentar um avanço de 66,4 mil hectares em 2017/18. O aumento de 33% da área plantada decorre da produtividade recorde registrada no último ano-safra, assim como do fim da isenção do ICMS sobre a produção de algodão no Tocantins, atraindo os cotonicultores tocantinenses para o oeste baiano devido a incentivos fiscais. O mesmo implicou em uma redução da área estimada para o Tocantins, que deve apresentar queda de 42% das regiões cultivadas com algodão.

Dentre os estados com perdas de área decorrente dos atrasos na colheita da soja, Goiás se destaca pela redução de cerca de 12% em relação à estimativa da INTL FCStone de outubro, passando para 31,3 mil hectares. No entanto, a área plantada goiana ainda deve superar os 30,3 mil hectares do Mato Grosso do Sul, que sofreu contração de 8% na estimativa atual.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
INTL FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário