INTL FCStone aponta crescimento de 37% na produção baiana de algodão

Publicado em 26/06/2018 15:41
Clima do ciclo 2017/18 favoreceu a produtividade e pode levar à maior safra do estado desde 2012

Condições favoráveis de clima e solo na Bahia podem garantir um volume maior de algodão do que o esperado inicialmente para a safra 2017/18. Segundo cálculos da consultoria INTL FCStone, baseados em dados fornecidos pela Associação Baiana de Produtores de Algodão (ABAPA), a produção do estado deve atingir 474,7 mil toneladas de pluma colhidas, volume 37% superior ao observado no ciclo 2016/17.

“A estimativa inicial de crescimento da safra apresenta um cenário de expansão 2 p.p. acima do projetado atualmente pela Conab, que aponta volume de 467,6 mil toneladas de pluma na Bahia”, afirmou o grupo, em relatório.

De acordo com a ABAPA, a produtividade média observada atualmente encontra-se em torno de 4.500 kg de algodão em caroço por hectare (300 @/ha), equivalente a aproximadamente 1.800 kg de algodão em pluma/hectare.

A INTL FCStone também lembra que a perspectiva de um consumo mundial recorde da fibra natural, excedendo a produção global, tem corroborado para o sentimento positivo dentre os produtores, que pode se traduzir em um incremento de 21% das exportações brasileiras, totalizando 1,01 milhão de toneladas exportadas, segundo a projeção da Conab.

A previsão de uma precipitação abaixo do normal nos próximos meses no Extremo Oeste e Centro-Sul baiano deve continuar a favorecer a colheita do algodão, podendo levar a novas revisões marginais positivas dos níveis de rendimentos registrados pelos cotonicultores até o momento.

Sobre a INTL FCStone:

A INTL FCStone Inc. e suas subsidiárias oferecem serviços de execução e consultoria em commodities, moedas e securities internacionais. Com raízes no setor de commodities que remontam a 1924, a INTL FCStone é especializada em auxiliar toda a cadeia do mundo das commodities – produtores, processadores e consumidores – a gerir seu negócio e a crescer no ambiente volátil das commodities agrícolas. No Brasil, a INTL FCStone está sediada em Campinas (SP) e conta com escritórios em São Paulo (SP), Passo Fundo (RS), Maringá (PR), Sorriso (MT), Goiânia (GO), Recife (PE) e Patrocínio (MG). Saiba mais: https://www.intlfcstone.com/pt-br/ 

Sobre a Inteligência de Mercado:

A Inteligência de Mercado da INTL FCStone oferece um pacote completo com as melhores informações do mercado, incluindo relatórios periódicos, análises e dados globais e locais, antecipando o movimento das principais variáveis que podem influenciar os preços, tais como produção, consumo, estoque, clima, política e macroeconomia. Saiba mais: https://www.mercadosagricolas.com.br/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
INTL FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário