Exportação de algodão do Brasil deve atingir recorde de 1,2 mi t em 18/19, diz Anea

Publicado em 24/10/2018 18:26

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de algodão em pluma do Brasil deverá atingir a marca de histórica de 1,2 milhão de toneladas no período de julho de 2018 a junho de 2019, após uma safra recorde, estimou nesta quarta-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

O volume apagaria o recorde verificado na exportação da commodity do país entre julho de 2011 e junho de 2012, quando o Brasil embarcou 1,03 milhão de toneladas.

Desde então, o volume embarcado oscilava entre 500 mil e 900 mil toneladas ao ano.

"O momento representa uma ótima oportunidade para o país, que produz algodão em grande escala com tecnologia e responsabilidade socioambiental, fazendo com que o Brasil seja o maior fornecedor de algodão certificado do mundo", disse em nota o presidente da Anea, Henrique Snitcovski.

De acordo com a associação, mercado de algodão brasileiro está em um novo patamar.

Com uma safra recorde de 2,1 milhões de toneladas registrada na temporada 2017/2018, a qualidade do produto ofertado no mercado internacional, preço competitivo e câmbio favorável, o Brasil tem o potencial de se tornar o segundo maior exportador mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, reiterando avaliação do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) também tem tal avaliação, apostando na demanda da China.

Atualmente, o país ocupa a quarta posição no ranking global da exportação desta commodity, depois de Estados Unidos, Índia e Austrália, segundo a Anea.

"O Brasil está bem consolidado nos principais mercados consumidores de algodão e ainda há espaço para expansão dessa atuação. Esse é um bom momento por conta da qualidade, da regularidade no fornecimento, da perspectiva de uma melhor absorção do produto brasileiro nos principais países consumidores", disse Snitcovski.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário