Abrapa presente nos maiores eventos da cotonicultura mundial em outubro

Publicado em 18/10/2019 10:11
Brasil evidencia sua posição de grande player no Annual Trade Event da ICA e em outras agendas internacionais do setor.

Como tem feito desde os primeiros anos da sua criação, 20 anos atrás, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão tem marcado presença nos mais importantes eventos internacionais da cotonicultura, promovendo o algodão brasileiro, como parte dos quatro compromissos fundamentais da entidade: qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e promoção. Na terça-feira, 8 de outubro, a Abrapa reuniu em Liverpool, na Inglaterra, traders, industriais, e agentes diversos da cadeia produtiva da fibra para mostrar os números e traçar um panorama sobre a produção nacional da commodity na safra atual, que está sendo embarcada, além de apresentar as perspectivas para a próxima.

O Brazilian Cotton Day já acontece há mais de uma década, como programação paralela à agenda do tradicional evento anual promovido pela International Cotton Association (ICA). O ICA Trade Event, este ano, se deu no berço da associação internacional, a cidade de Liverpool, entre os dias 9 e 10 de outubro, e culminou com o jantar de gala anual.

Os esforços da Abrapa para promover o algodão brasileiro no mercado internacional, no mês de outubro, foram reforçados pela participação da entidade no lançamento do Dia Mundial do Algodão, realizado na sede da Organização Mundial de Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça, no dia 7. Ainda este mês, entre os dias 20 e 22, a entidade participa da conferência anual da International Textile and Manufacturers Federation (ITMF), na cidade do Porto, em Portugal.

Na edição de 2019, em lugar da rodada de reuniões com os agentes internacionais, o Brazilian Cotton Day incluiu um painel com lideranças do da cotonicultura nacional, assim como uma apresentação sobre a safra para os convidados, durante almoço realizado no Malmaison Liverpool. Na pauta das discussões, as exportações recordes, que devem somar 1,85 milhões de toneladas de pluma na safra 2018/2019, o novo posto de segundo maior exportador mundial, e as repercussões para o país da guerra comercial travada entre Estados Unidos e China.

“Este ano, a presença do Brasil no Trade Event foi ainda mais especial. Estamos todos preocupados com os preços nada animadores, mas ocupamos o nosso espaço de grande player, e o que podemos dizer é que o mundo olha para o Brasil como fornecedor estratégico de algodão. Não só porque temos volume, mas porque entregamos qualidade e sustentabilidade, valores que vêm sendo demandados pelo consumidor final e que têm feito toda a cadeia se movimentar para atender. Nosso programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) é um grande trunfo; um diferencial de mercado que nos faz ainda mais atrativos para a indústria mundial”, afirma o presidente da Abrapa, Milton Garbugio.

Para o diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, mais que nunca, o Brasil precisa estar próximo do mercado mundial e a associação está direcionada neste sentido. “Um amplo programa de marketing internacional está sendo posto em prática, e se torna cada vez mais importante, uma vez que evoluímos muito nos pilares estruturantes da qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade. Agora, precisamos vender, e bem, o nosso produto, disputar mercados com os nossos diferenciais competitivos, além de ajudar o algodão como um todo a recuperar parte do espaço que vem perdendo para outras fibras têxteis. Hoje, somos um grande player, respondendo por um de cada cinco fardos comercializados internacionalmente.  Temos muita reponsabilidade, mas, também, muito espaço para crescer, uma vez que oferecemos um algodão cada vez melhor em qualidade, e que também é rastreável e sustentável”, avalia Duarte.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário