Giro da safra: lavouras de algodão com excelente desenvolvimento na Bahia

Publicado em 11/03/2022 11:22

Há pouco mais de cem dias desde o início da semeadura – em 21 de novembro do ano passado – as lavouras de algodão seguem tinindo, no Oeste da Bahia, na safra 2021/2022. O produtor já procedeu à adubação nitrogenada e as pragas estão sob controle, e não causam danos mais severos, até agora. Mas não dá para dizer que elas não estão lá!

As equipes do Programa Fitossanitário da Abapa relatam a presença de mosca branca (Bemisia tabaci) nas bordaduras, trips (Frankliniella schultzei) e pulgões (Aphis gossypii). O Bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), infelizmente, também aparece, por conta da colheita da soja em áreas de rotação (soja-algodão / milho – algodão). A ramulária (Ramularia areola), doença fúngica, também se manifesta, mas em níveis não alarmantes.

 

Fonte: Abapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AMPA: Chuvas reduzem ritmo de implantação do algodão, mas plantio segue dentro do esperado em MT
Projeção para a produção de algodão em janeiro segue estável em relação a dezembro, segundo StoneX
Preços do algodão seguem pressionados com queda de consumo internacional e competição com outras fibras
Algodão/Cepea: Preços recuam nos mercados interno e externo; avança cultivo da nova safra
Abrapa divulga primeiro relatório da safra 2025/2026 com plantio em ritmo acelerado e projeções positivas para exportações
Custos elevados desafiam a rentabilidade do algodão em 2026