Certificação voluntária irá abrir mais mercados para algodão brasileiro, diz ministro

Publicado em 16/08/2022 16:16
Marcos Montes participou da abertura da 13º edição do Congresso Brasileiro do Algodão, em Salvador

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, participou nesta terça-feira (16) da abertura da 13º edição do Congresso Brasileiro do Algodão, em Salvador.

No evento, Montes destacou o avanço do programa de certificação voluntária dentro do setor algodoeiro. A certificação voluntária permite, por meio da emissão do certificado oficial de conformidade, a agregação de valor ao produto brasileiro no mercado externo. Dentro do país, a certificação voluntária propicia ao setor produtivo ressaltar características de qualidade dos produtos, com mais informação ao consumidor.

Na safra 2021/2022, o Mapa e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) desenvolveram projeto-piloto para certificação de conformidade oficial do algodão brasileiro, que envolveu capacitação de inspetores de unidades de beneficiamento de algodão, verificação das facas das prensas, uso de lacres invioláveis nas malas de algodão e padronização na recepção de amostras laboratoriais.

O Mapa concedeu reconhecimento às primeiras unidades de beneficiamento, um laboratório e um centro de referência.

“Com isso, será possível emitir os primeiros Certificados Oficiais de Conformidade, os documentos que garantirão um acesso qualificado especialmente ao mercado asiático, promovendo a valorização do produto”, ressaltou o ministro.

Nos últimos anos, o Brasil aparece entre os cinco maiores produtores mundiais de algodão, junto com China, Índia, EUA e Paquistão. A meta é tornar o país o maior exportador mundial da fibra até 2030, conforme a Abrapa.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão fecha em alta e mantém contrato dezembro/26 acima dos 80 cents/lbp em Nova York
Algodão fecha com variações mistas em Nova York, enquanto preços seguem sustentados
Algodão volta a subir em Nova York após queda na sessão anterior
Algodão/Cepea: Indicador permanece estável e se aproxima dos R$ 4/lp
Algodão recua mais de 2% em Nova York após sequência de altas
Cotações do algodão sobem de olho em chuvas escassas nas regiões produtoras