Safras & Mercado vê queda de 11,5% na produção de algodão no Brasil
SÃO PAULO, 20 Fev (Reuters) - A produção de algodão do Brasil na safra 2025/26 deverá recuar 11,5% ante o ciclo anterior, para 3,74 milhões de toneladas (pluma), estimou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado, citando um recuo na área plantada e na produtividade média.
Segundo a consultoria, o plantio de algodão no país, maior exportador global, deverá recuar 6,5% para 2,03 milhões de hectares.
A estatal Conab havia apontado na semana passada uma redução menor na área plantada, de 3,2%.
"O corte na área é justificado pela queda nos preços e aumento dos custos com algodão, o que reduz a margem, além da concorrência com grãos, especialmente na segunda safra de milho no Mato Grosso", afirmou analista de Safras, Gil Barabach.
No principal Estado produtor, agricultores geralmente têm opção de plantar milho ou algodão na segunda safra.
O analista citou ainda corte na produtividade de 5,7% para 1.841 kg/ha, contra 1.952 kg/ha na safra passada, "explicada pela redução de custos".
Apesar da queda na produção brasileira, Barabach ressaltou que esta ainda será a segunda maior produção da história no Brasil.
"Com isso, o corte na produção se caracteriza nesse momento muito mais como um ajuste de rota do que uma mudança de comportamento. O algodão ganhou destaque nos últimos anos e passa por um momento de consolidação", afirmou o consultor.
(Por Roberto Samora)