Algodão tem variações mistas em NY após dados de produção do USDA
Os preços do algodão encerraram a sessão desta quarta-feira (12) com variações mistas na Bolsa de Nova York, após a divulgação de novos dados de produção pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O contrato dezembro/26 recuou 0,15 cent (-0,18%), encerrando o dia cotado a 84,24 cents/lb. O vencimento outubro/26 caiu 0,38 cent (-0,46%), fechando a 82,71 cents/lb. O março/27 ficou estável, a 86,24 cents/lb, enquanto o maio/27 avançou 0,08 cent (+0,09%), para 87,45 cents/lb.
O relatório de produção agrícola do USDA reduziu em 90 mil fardos a estimativa para a produção norte-americana de algodão, para 13,61 milhões de fardos. Ao mesmo tempo, a área plantada foi elevada em 0,62 milhão de acres, para 10,47 milhões de acres, enquanto a produtividade estimada caiu 74 libras por acre, para 798 libras.
Nos estoques, a projeção para a safra antiga permaneceu em 4,2 milhões de fardos, enquanto a estimativa para a nova safra caiu em 100 mil fardos, para 4 milhões.
No mercado brasileiro, as cotações do algodão em pluma seguem em alta neste início de agosto. Segundo o Cepea, os preços são sustentados pela postura firme dos vendedores e pela valorização do mercado internacional, embora a liquidez permaneça limitada pelo desacordo entre compradores e vendedores.
De acordo com o Centro de Pesquisas, compradores com necessidade imediata de matéria-prima têm demonstrado maior flexibilidade para fechar negócios, especialmente envolvendo lotes de melhor qualidade. Outros agentes da indústria continuam cautelosos, diante do desempenho ainda fraco das vendas de manufaturados e das dificuldades para repassar os custos.
A oferta mais restrita também limita a liquidez no mercado interno, enquanto agentes acompanham o avanço da colheita e do beneficiamento e priorizam o cumprimento dos contratos a termo.