Preços do algodão fecham com movimentos mistos na Bolsa de Nova York
Os preços do algodão fecharam com movimentos mistos nesta terça-feira (13) na Bolsa de Nova York. O contrato dezembro/26 recuou 0,09 cent (-0,11%), encerrando a sessão a 80,51 cents/lb. Já o março/27 avançou 0,02 cent (+0,02%), para 83,83 cents/lb. O maio/27 ficou estável, a 85,48 cents/lb, enquanto o julho/27 teve leve baixa de 0,01 cent (-0,01%), fechando a 85,92 cents/lb.
Os estoques de algodão certificados pela ICE permaneceram estáveis nesta terça-feira (13), totalizando 17.756 fardos.
Na avaliação de Pery Passotti Pedro, o relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado na última sexta-feira (9), tem viés moderadamente baixista, mas não altera significativamente o quadro global de oferta e demanda. Apesar do aumento na estimativa de produção dos Estados Unidos, a relação entre estoques e consumo mundial permanece próxima de 57%, abaixo do patamar de 60% usado como referência de equilíbrio, o que ainda oferece sustentação às cotações.
No mercado externo, os preços do petróleo bruto se recuperaram das perdas iniciais e passaram a operar em leve alta, diante das preocupações com possíveis interrupções no fornecimento de energia no Oriente Médio. A Arábia Saudita registrou aumento nos ataques dos rebeldes houthis, do Iêmen, enquanto o Irã intensificou as ações contra embarcações no Estreito de Ormuz. A desvalorização do dólar também contribuiu para a valorização do petróleo.
Já o dólar registrou perdas após comentários do presidente do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller. Segundo ele, a recente alta nos rendimentos dos títulos de longo prazo contribui para o aperto das condições monetárias nos Estados Unidos, sinalizando preferência por manter a política monetária inalterada na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) ainda neste mês.