Produtores de algodão do Oeste entregam 100% das embalagens vazias de agrotóxicos

Publicado em 21/01/2010 10:02

Preocupados cada vez mais com a questão ambiental e em atender as normas da legislação do campo, os produtores associados à Abapa dão exemplo e entregam 100% das embalagens vazias de agrotóxicos para a Central Campo Limpo. Este resultado foi divulgado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) que realiza na região Oeste um importante trabalho de fiscalização e educação no campo.


De acordo com o gerente geral da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), Rildo Luiz de Lima, que é responsável pelo gerenciamento das Unidades de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da região Oeste da Bahia, existe uma Lei federal que obriga o produtor a recolher e entregar as embalagens, mas nem todos obedecem.


“Muitos agricultores não devolvem os recipientes e alguns ainda vendem para obter lucro. A entrega de 100% das embalagens utilizadas pelos produtores de algodão é extremamente louvável e mostra que os associados da Abapa têm uma visão empresarial correta”, explica Lima.


A Lei nº. 9.974 obriga que o agricultor lave, armazene temporariamente e encaminhe embalagens vazias para a central de recolhimento mais próxima. O papel da Central é receber as embalagens, separar, prensar e enviar para a reciclagem ou incineração.

Fonte: Jornal Nova Fronteira

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão atinge mínima de 18 meses na ICE com dados fracos de exportação dos EUA
Algodão/Cepea: Indicador cai pelo 2º mês
Demanda doméstica do algodão ficou voltada para disponível e futuro, mas sem volume expressivo
Algodão 23/24: StoneX reforça expectativa de recorde
Algodão/Cepea: Com vendedor mais flexível, liquidez aumenta