Indústria dos EUA não quer pagar a conta do algodão

Publicado em 02/02/2010 07:34
 

O setor manufatureiro americano alerta a Casa Branca que não quer sofrer retaliações por parte do Brasil e pagar o preço pelo subsídio ilegal recebido pelos produtores de algodão nos Estados Unidos. Cinco entidades do setor industrial enviaram cartas ao governo americano apelando por uma solução em relação à ameaça do Brasil.

O Brasil ganhou o direito de retaliar os EUA em mais de US$ 800 milhões depois que a OMC julgou ilegal os subsídios ao algodão. O Itamaraty já circulou por vários ministérios uma nova lei permitindo a retaliação na suspensão de patentes e na remessa de lucros de royalties de empresas americanas. O documento agora está na Casa Civil.

Mas o governo americano vem dando indicações que quer negociar e o próprio chanceler Celso Amorim afirmou que está disposto a abrir mão da retaliação se uma proposta de corte de subsídios for apresentada. O que as indústrias americanas querem, porém, é que o governo reveja a situação e apresente uma solução. Além disso, temem que depois do Brasil, países como China, Índia e outros emergentes adotem a mesma posição.
Por enquanto, porém, as propostas americanos foram consideradas como insuficientes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário