Produtividade do algodão registra queda em MT

Publicado em 26/05/2010 08:07
Em Mato Grosso, a produtividade do algodão da safra 09/10 aponta para uma redução de 10% sobre a registrada na temporada passada. De acordo com o diretor da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre De Marco, a falta de chuva está prejudicando a maturação da pluma. Segundo ele, nesse cenário a produtividade média do Estado deve ficar em 260 arrobas por hectare, diferente dos 286 arrobas/ha registradas na safra 08/09.

O último boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) também aponta que a escassez de chuva registrada desde abril, está comprometendo a produtividade em algumas regiões do Estado. A situação está agravando, principalmente, a produtividade das lavouras de algodão safrinha. Nas lavouras de primeira safra, o risco de quebra é menor. Sobre o preço da pluma, De Marco ressalta que há valorização de 30% diante aos indicadores da temporada passada. "Nesta safra estamos vendendo o algodão a R$ 49 por arroba, contra a media de R$ 37 da temporada anterior". Ele ainda aponta que Mato Grosso deverá exportar 250 mil toneladas de algodão neste ano, o mesmo desempenho obtido em 2009.

Soja - A desvalorização do preço da soja no mercado externo tem desacelerado a comercialização da safra atual e futura. O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, afirma que a média dos preços praticados neste ano está bem abaixo do registrado no ano anterior. Por causa dessa situação, a safra 09/10 encerra o mês de maio com 77% já comercializada na média ponderada do Estado, contra 72% de igual período do ano anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário