EUA deve apresentar proposta sobre caso do algodão até dia 22

Publicado em 08/06/2010 09:21 276 exibições
O governo americano deve apresentar, até o próximo dia 22, propostas ao governo brasileiro sobre medidas ou cronograma de implantação de medidas que atendam a um acordo sobre a retaliação do contencioso do algodão.

Os governos brasileiro e dos Estados Unidos estão em negociação sobre a punição imposta pela Organização Mundial do Comércio (OMC), ante subsídios ilegais dados pelos americanos a seus produtores que prejudicaram o setor algodoeiro no Brasil.

"O governo americano deve anunciar alguma coisa, embora não deva ser esperada uma coisa mágica", disse, hoje o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Cunha.

Apesar de ter ganho o direito à retaliação, o Brasil deu prazo para que os americanos apresentem propostas de redução dos subsídios. Uma lista de produtos com aumento de tarifas para importação americana chegou a ser anunciada pelo governo, mas ainda não colocada em prática.

Cunha comentou que há boa vontade do Executivo dos Estados Unidos, que está limitado a ações que dependem de votação dos parlamentares americanos. Mesmo assim, ele informou que algumas reuniões estão ocorrendo, e que algo novo deve ser apresentado antes do fim do prazo.

No dia 22 deste mês termina o prazo de 60 dias dado pelo Brasil aos americanos para um acordo sobre a retaliação do contencioso do algodão.

Tags:
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário