Vazio Sanitário do algodão começa nesta sexat-feira em Minas Gerais

Publicado em 19/08/2010 11:48 322 exibições
Começa nesta sexta-feira, 20, o Vazio Sanitário do Algodão nas regiões Noroeste, Norte, Triângulo e Alto Paranaíba. A medida, que vai até dia 20 de outubro, é de caráter preventivo e visa proteger os produtores contra perdas na safra dos municípios de Uberaba, Uberlândia, Patrocínio,Patos de Minas, Unaí e Janaúba, principais produtores do algodão no estado.

A eliminação das plantas durante a vigência da norma é de responsabilidade dos produtores. Há exceção apenas para áreas de pesquisa científica, que devem solicitar prévia autorização ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O IMA tem a função de fiscalizar o cumprimento do vazio sanitário do algodão em todo o estado. O descumprimento da medida gera auto de infração e multa.

O vazio sanitário leva em conta a importância sócio-econômica da cultura do algodão para o estado e os prejuízos que a praga Bicudo do Algodoeiro ocasiona à economia, já que a manutenção de áreas permanentes e contínuas com o cultivo do algodão mantém o inseto ativo. A medida é fundamental dentro do manejo da praga, pois corta-se o período reprodutivo do inseto.

O vazio é de extrema importância pois há em Minas 14.785 hectares de área destinada ao cultivo de algodão. Só na safra de 2009 foram produzidas mais de 54 mil toneladas.

Tags:
Fonte:
IMA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário