Falta de estoque faz algodão atingir preços recordes no mercado interno

Publicado em 24/08/2010 13:28
Especialista do Cepea acredita que situação não favorece produtores

Nesta segunda-feira (23/08), o preço do algodão atingiu recordes devido à falta de estoque do produto, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em dólares, a libra-peso (454 gramas) foi comercializada por US$ 1,114. Em reais, a R$ 1,969: maior valor nominal desde 2004.

Lucilio Alves, pesquisador do Cepea, acredita que a produção nacional 2009/2010 de algodão em pluma deverá chegar a 1,17 milhão de toneladas. Cerca de um milhão será consumida apenas no mercado interno e 400 mil para exportações. “Os estoques são os menores da última safra. A situação está bastante complicada”, alerta.

À espera de preços menores, as indústrias deixaram para comprar o algodão no atual período da safra e já necessitam de estoques maiores. No momento, o mercado interno dispõe de 350 mil toneladas e necessita de 600 mil. A alta dos preços do algodão não é motivo para comemoração entre os produtores, já que a maioria comercializou o algodão antecipadamente por valores até 40% inferiores aos atuais.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão atinge mínima de 18 meses na ICE com dados fracos de exportação dos EUA
Algodão/Cepea: Indicador cai pelo 2º mês
Demanda doméstica do algodão ficou voltada para disponível e futuro, mas sem volume expressivo
Algodão 23/24: StoneX reforça expectativa de recorde
Algodão/Cepea: Com vendedor mais flexível, liquidez aumenta