INTERNACIONAL: Momento para futuros do algodão é positivo diante de demanda aquecida

Publicado em 03/11/2010 14:49
Os futuros do algodão negociados na Bolsa de Nova York trabalham com uma forte alta nesta semana. Os preços atingiram as máximas em 140 anos frente a preocupações de que um déficit na produção da China, o maior comprador mundial da pluma, possa ser maior do que o esperado e assim impulsionar as importações por parte do país.

"Nós continuamos ouvindo sobre uma forte e aquecida demanda além de preocupações com a safra chinesa de algodão. O que vemos no momento é um fenômeno global, reflexo dos estoques mundiais extraordinariamente apertados", disse Luke Matthews, estrategista de commodity da Commonwealth Bank of Australia.

A previsão é de que, pelo quinto ano consecutivo, a produção global ultrapasse a demanda, drenando os estoques e levando-os para o menor preço em 14 anos, segundo foi estimado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Na China, as reservas podem ser as menores dos últimos 16 anos.

Além disso, os números estimados do USDA foram divulgados antes de uma tempestade atingir o Texas, maior estado produtor, de acordo como o Centro de Meteorologia da China, com uma frente fria podendo comprometer a qualidade da fibra e os estoques mundiais.

Com informações da Bloomberg

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Demanda doméstica do algodão ficou voltada para disponível e futuro, mas sem volume expressivo
Algodão 23/24: StoneX reforça expectativa de recorde
Algodão/Cepea: Com vendedor mais flexível, liquidez aumenta
Certificadora de algodão utilizada pela Inditex, H&M não encontra evidências contra produtores do Brasil
Declaração da Abrapa sobre a publicação da auditoria encomendada pela Better Cotton para a Peterson