Preços altos causam aumento na produção de algodão

Publicado em 10/11/2010 12:23
A produção de algodão na safra 2010/2011 deve bater recorde em nível nacional, de acordo com a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), anunciada, nesta quarta-feira, 10 de novembro. O diretor de Política Agrícola e Informações da empresa, Silvio Porto, explicou que o aumento da cotação do produto está relacionado com este cenário. “Os preços muito altos no mercado, atualmente 60% acima do preço mínimo praticado nos últimos seis anos, tem influenciado na recuperação de área”, disse. O aumento de área em todas as regiões produtoras pode chegar a 36,9%, enquanto a produção de algodão pluma deve ficar em  1,74 milhão de toneladas, caracterizando aumento de 46%.
Entre os produtos estudados pela Conab, todos confirmam os dados anunciados em outubro, durante o levantamento da primeira intenção de plantio. Por ser ainda uma estimativa preliminar, Porto lembra que o essencial, agora, é a previsão de área para a safra.  “Neste momento, a produtividade para todos os produtos é uma média histórica dos últimos cinco anos e, portanto, o mais importante agora é tendência de área”, afirma. Se confirmada a previsão de 48,01 milhões de hectares, o diretor avisa que será a maior área utilizada para a produção de grãos no país. 
Porto destacou o aumento de 3,1% da área destinada ao plantio da soja (24,2 milhões de hectares) e a redução de até 4,5% daquela destinada ao milho, em especial no Paraná. 
Clima – Para os próximos três meses, o estudo mostra que a chuva deve ficar dentro da média no Sudeste, Centro-Oeste e nos estados do Paraná, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. No restante do sul do país, o fenômeno La Niña deve provocar estiagem. 
Os longos períodos sem chuva podem impactar as culturas de feijão, milho e soja, em especial no sul do país. “Estamos percebendo que existe a possibilidade de um período menos chuvoso durante o verão, o que deve significar impacto negativo sobretudo para o Rio Grande do Sul. São previsões para três meses, mas que podem variar ainda em função dos acontecimentos atmosféricos da próxima semana”, ressaltou o diretor.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Esclarecimento para desconstruir o emburrecimento geral da Nação: Os 48,0 milhões de hectares desta noticia, não passam de 37,0 milhões de hectares em área fisica. O resto é sobreposição (culturas de inverno no Sul, safrinha de milho, áreas irrigadas no Brasil Central, feijão, amendoim etc... Eu só queria que os criticos [Ambientalistas de araque] me apontassem onde é que se encontram os 100 milhões de hectares "degradados" que podem ser incorporados pela agricultura sem "derrubar nenhuma árvore"... ou seja, para cada hectare que estamos utilizando, ao lado encontram-se quase três em descaso. Aonde, se as áreas boas estão todas ocupadas?

    0