Produção de algodão no Piauí vai crescer 187% na próxima safra

Publicado em 13/12/2010 06:42
Animados com a recuperação do mercado internacional, produtores de algodão dos Cerrados piauienses voltaram a investir na cultura e a área plantada foi ampliada em mais de 160%, saltando dos 5,9 mil hectares da safra passada para 15,5 mil hectares este ano. As informações são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o terceiro levantamento da safra brasileira de grãos, divulgado esta semana, a produção de algodão em caroço no Piauí na safra 2010/2011 deverá atingir a marca de 23 mil toneladas, 187,5% em relação a colheita anterior, que ficou em apenas 8 mil toneladas. A produtividade deverá crescer 8,7%, passando de 1,363 mil para 1,481 mil quilos por hectare. Será o maior crescimento no Nordeste, à frente dos estados do Rio Grande do Norte, com aumento estimado em 60%, e Pernambuco e Bahia, com 40%.

A produção de algodão em caroço também dará um grande salto. Pelo levantamento de técnicos da Conab, a previsão é de que os produtores cheguem a 58,1 mil toneladas, contra 20,4 mil da safra passada. O caroço de algodão é usado como ração animal e também na produção de óleo para alimentação humana.

A região de Santa Filomena, onde a produtividade chega a alcançar 3 mil quilos por hectare, é hoje a responsável pela maior produção de algodão no Piauí. Antes, a cultura do algodão se concentrava no Semiárido, com destaque para a região de Picos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
45graus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário