Algodão: Preços em ascensão e boas perspectivas ampliam área

Publicado em 13/12/2010 07:10
A valorização recorde do algodão nas últimas semanas, aliada às ótimas perspectivas de preços internacionais para a commodity no próximo ano, levou produtores de Mato Grosso a expandir suas áreas nesta temporada.

De norte a sul do Estado, as áreas tiveram ampliação. Na média, o incremento na área de cultivo foi de 50%. São produtores de grande, médio e até pequeno portes que se lançaram à aventura de plantar mais apostando em um novo momento para o algodão, como o que já está começando a ser vivido agora.

“Os preços estão favoráveis e os produtores devem aproveitar a oportunidade e fechar contratos”, recomenda o presidente da Associação dos Produtores Mato-grossenses de Algodão (Ampa), Carlos “Tete” Augustin, que assumiu a entidade na última quinta-feira no lugar de Gilson Pinesso.

Celso Griesang, produtor na região da Serra da Petrovina (região sul do Estado), decidiu ampliar sua área em 20% este ano. As 2,5 mil hectares plantadas no ano passado na Fazenda Tropical aumentaram para 3 mil hectares na safra 10/11. “Nunca atravessamos um momento como este. Temos mais é que aproveitar o momento e fazer boas vendas pensando em uma margem de rentabilidade maior no próximo ano”, comemora o cotonicultor.

Com a recuperação dos preços, Griesang espera melhorar sua margem de lucro e investir em abertura de novas áreas no próximo ano, trabalhando inclusive na diversificação da atividade. “Tive pouco lucro na última safra e espero chegar à próxima safra mais tranqüilo”.

Ele conta que já vendeu 70% da sua produção (ciclo 2010/11), que está sendo plantada agora e será colhida só no segundo trimestre do próximo ano. A maior parte da produção foi vendida ao preço de US$ 0,75/libra peso, mas chegou a travar negócios de até US$ 1,25. “Acredito que o mercado poderá melhorar ainda mais por causa da demanda mundial, que está apertada no aspecto oferta e demanda”, aposta.

Luiz Renato Zopparoli, dono da Fazenda Lucerna, em Alto Taquari (479 quilômetros ao sul de Cuiabá), plantou no ano passado 2,9 mil hectares de algodão. Para este ano ele anuncia 4 mil hectares. A decisão tem uma explicação lógica: os bons preços e a perspectiva de uma valorização ainda maior da commodity em 2011. “Plantamos mais porque o cenário era bem mais favorável para o algodão do que para a soja e o milho, por isso migramos para a pluma”, esclarece.

Atento aos movimentos do mercado, o cotonicultor aproveitou o bom momento para travar preços. “Ao invés de vender o excedente na entrada da safra, optei por entregar os contratos de pré-venda, antecipadamente”, salienta. Com isso, ele, conseguiu fechar bons negócios.

A lavoura do produtor Gilson Pinesso, que produz em São Gabriel do Oeste (MS), em Mato Grosso e até no Sudão (África), também terá expansão. Para ele, a alta nos preços recompõe perdas sucessivas dos produtores e vai durar até 2012. “Não tem algodão no mundo”, lembra.

O efeito colateral é o preço das roupas, cuja alta estimada por ele é de 10%. “Isso é inevitável, mas o brasileiro já paga barato pela roupa”, defende Pinesso, que tem lavouras em três municípios de Mato Grosso. Somando a produção em suas lavouras na África, nesta safra ele deve produzir 42 mil toneladas.

“Plantar no Sudão chega a ser mais lucrativo. Os impostos são reduzidos, o custo de produção é menor e o tempo que o navio leva para chegar ao principal mercado, o Paquistão (Ásia), é bem menor do que se partisse do Brasil”, pontua. O convite para plantar na África veio do Ministério da Agricultura sudanês. “Eles me escolheram”, diz Pinesso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário