Algodão: Com a alta dos preços, indústrias podem suspender atividades temporariamente

Publicado em 25/02/2011 12:09 e atualizado em 25/02/2011 12:40 911 exibições

Devido à escassez de algodão no mercado e à evolução dos preços da fibra no mercado interno, algumas indústrias têxteis poderão suspender suas atividades temporariamente. De acordo com o levantamento feito pelo Cepea em seu relatório semanal, algumas empresas estão no limite de resistência para compras.


Os preços internos já acumulam ganhos de 180% em doze meses, enquanto que no mercado internacional, na Bolsa de Nova York, o avanço é de 130% no mesmo período.


“Agora o mercado travou de tal forma que não há comprador. Com essa alta toda, as roupas de inverno teriam um acréscimo de 40% ou mais”, afirma o consultor da Hórus Algodão, Márcio do Rego Freitas. Ainda de acordo com ele, o consumo deve aumentar em junho com a entrada da safra 2010/11. Ainda assim, os preços deverão permanecer voláteis, sem uma perspectiva firme.


Ainda de acordo com as informações do relatório divulgado pelo Cepea, a prioridade no momento não é a venda da fibra, já que os produtores também estão concentrados na colheita da soja e na finalização do cultivo do algodão de segunda safra, não havendo, entretanto, necessidade de caixa elevado.

Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário