Paraíba quer aumentar produção do algodão

Publicado em 18/05/2011 07:40
Para revitalizar a cultura do algodão na Paraíba, a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, por intermédio da Emater-PB, realizou reunião ontem (17), na sede da empresa, em João Pessoa, com a participação de várias autoridades do setor público agrícola e produtores rurais. A cultura do algodão que sempre teve uma excelente produção na Paraíba, chegando a 646 mil hectares entre os anos de 1981 a 1983; em 2010 plantou-se apenas 2.100 ha. A meta do governo do Estado para este ano é incrementar a área plantada em aproximadamente 8 mil hectares.

Segundo o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista, para a safra deste ano, foram distribuídas 33 mil quilos de sementes selecionadas de algodão da variedade BRS 8H, para cerca de dois mil pequenos produtores rurais que aderiram ao Programa do Seguro Safra. A expectativa para 2011 é que a produção de algodão herbáceo cultivado pelos agricultores familiares tenha uma área plantada de três mil hectares, com rendimento médio oscilando em 1,2 mil quilos e 1,5 mil quilos por hectares, gerando mil empregos diretos.

Marenilson disse ainda que a produção de acordo com o que foi distribuído terá um rendimento de 3,6 mil toneladas de algodão, gerando R$ 7,2 milhões. "A produtividade agrícola da Paraíba, em relação a outros estados produtores de algodão, é muito menor. A nossa meta é tornar o algodão novamente uma fonte de renda e desenvolvimento na Paraíba", avaliou.

Fonte: O Norte

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão/Cepea: Preços caem para níveis de nov/23
Algodão atinge mínima de 18 meses na ICE com dados fracos de exportação dos EUA
Algodão/Cepea: Indicador cai pelo 2º mês
Demanda doméstica do algodão ficou voltada para disponível e futuro, mas sem volume expressivo
Algodão 23/24: StoneX reforça expectativa de recorde