Tempo seco afeta lavouras de algodão em Mato Grosso

Publicado em 02/06/2011 08:34
Quem plantou mais tarde está preocupado com a queda na produtividade. Algodão está quase no ponto de colheita no estado que mais produz.
Em uma fazenda foram plantados mais de 60 mil hectares, aumento de 10% em relação à área cultivada o ano passado. A produtividade esperada é de 4.500 quilos por hectare, uma boa média, mas o produtor esperava tirar mais da lavoura.

A falta de chuva foi responsável por afetar lavouras que foram plantadas mais tarde, depois da segunda quinzena de fevereiro. O agrônomo Vinícius da Costa, que dá consultoria para a fazenda, explica que plantou 40% da área de algodão no final do ano e os outros 60% em fevereiro. Na parte plantada mais tarde, a seca atingiu a lavoura na fase crítica e deve trazer prejuízos. “As perdas devem ser em qualidade de fibra, uniformidade e até na produtividade”.

Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Algodão ainda é cedo para estimar a redução da produtividade das lavouras causada pela estiagem, mas como a área cultivada cresceu 40% a expectativa é que a produção seja bem superior a do ano passado.

A colheita do algodão em Mato Grosso deve começar no fim do mês e, por enquanto, há pouca chance de chuva no estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário