Agricultores estão animados com a colheita do algodão na Bahia

Publicado em 07/06/2011 09:10 316 exibições
O clima ajudou o desenvolvimento e a produtividade deve ser maior. O algodão está prestes a ser colhido na região de Barreiras.
As maçãs do algodão indicam que a safra no cerrado baiano está em fase final de desenvolvimento. O agricultor João Carlos Jacobsen planta 6,6 mil hectares de algodão em duas propriedades no município de Barreiras. Ele espera uma produtividade média de 320 arrobas por hectare este ano, bem acima das 270 obtidas o ano passado. “A chuva foi bem distribuída e devemos ter uma boa safra”, comemora.

Praticamente todo o algodão produzido na Bahia está na região oeste. Este ano, a estimativa da Conab aponta um aumento de 50% na produção do estado, ultrapassando 1,5 milhão de toneladas.

Com o controle de pragas feito adequadamente e o clima que ajudou na safra deste ano, os agricultores estão aguardando apenas a abertura das últimas maçãs que ficam no ponteiro da planta para começar a colheita, o que deve acontecer nos próximos 15 dias.

Além da boa produção, os agricultores estão satisfeitos com o preço. Quem fecha contratos agora, está conseguindo R$ 75 pela arroba, 56% a mais que na safra passada.

Tags:
Fonte:
Globo Rural

0 comentário