Algodão dos chapadões apresenta acentuada queda de produção

Publicado em 13/07/2011 11:38
A colheita do algodão, primeira safra, na região dos Chapadões, responsável por 95% da área plantada no Estado de Mato Grosso do Sul apresenta queda na produtividade. Até o momento 15% da área foi colhida. A Ampasul, Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão informa que 60,7 mil hectares de algodão foram cultivados nesta safra 2010/11 em MS.

As chuvas constantes de março e do início de abril prejudicaram a produtividade do algodão, com perdas das maçãs do baixeiro, safra de verão (primeira safra), plantada em dezembro.

A esperança era de recuperação da perda com a produção dos ponteiros. Ocorre que o clima apresentou temperaturas mais baixas do que o esperado e igualmente prejudicou a abertura das maçãs e formação dos capulhos.

Segundo o Diretor Executivo da Ampasul, Adão Hoffmann, a queda na produtividade do algodão primeira safra ou de verão chega a 15%, na região dos chapadões. No sul do estado a colheita da primeira safra foi concluída e a produtividade igualmente ficou abaixo da média histórica, nos municípios de Maracajú e Sidrolândia. Em Naviraí, onde se planta e se colhe mais cedo, a produtividade ficou em média de 205@/ha. Aquele município representa apenas 1% da área total do estado.

Adão lembra que está em maturação o algodão 2ª safra, que indica nova quebra, ainda por fatores climáticos. A falta de chuva e o clima frio inibiram o desenvolvimento vegetativo e a produção final. “A quebra na 2ª safra pode ultrapassar os 20% e ela representa 20% da área total do estado”, alerta o Diretor Executivo da AMPASUL.

Mercado

Os produtores do sul do estado, que colheram mais cedo conseguiram melhores preços, já aqueles que colhem neste momento encontram o mercado com preços mais baixos, mas acima do mínimo estabelecido pelo Governo Federal, que está em R$44,60 a arroba de pluma. Ocorre que a grande parte da safra é comercializada antecipadamente e na sua maioria foi negociada em média a R$50,00. Com a quebra na produção deverá estar em negociação no mercado, 20% da produção atual de algodão do Estado de Mato Grosso do Sul.

Na primeira e segunda safras foram plantados em Mato Grosso do Sul, 60,7 mil hectares de algodão herbáceo, que deverão produzir em média 85 mil toneladas de pluma, estima Adão Hoffmann.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Correio News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário