Minas Gerais dobra área plantada com algodão

Publicado em 29/08/2011 08:46
Em uma fazenda em Coromandel, no Alto Paranaíba, Minas Gerais, a metade da área de algodão já foi colhida.

De acordo com Leslie Franco, agrônomo responsável pelo grupo que cultiva algodão em outras três propriedades na região, para esta safra, a cultura ocupou uma área 40% maior do que a do ano passado, passou de cinco para sete mil hectares. “O motivo do aumento de área, além da boa rentabilidade financeira, é a vantagem da rotação de cultura com milho e soja. Após o cultivo o algodão, o solo fica com bom resíduo nutricional, que traz excelente redução nos custos de produção e um incremento considerável na produtividade”.

A cultura do algodão teve um crescimento expressivo este ano em Minas Gerais, o aumento é de 110%, em relação à última safra.

A área plantada no estado também dobrou, passando de 15 para 31 mil hectares. “Primeiro porque Minas Gerais tem um dos menores custos logísticos do país. As indústrias têxteis mineiras estão em terceiro em consumo. O mercado é comprador e a logística é fácil. O preço em queda preocupa os produtores, mas acreditamos que o valor deve se manter durante a safra e na entressafra acreditamos que deve estar melhor”, explica Lício de Sairre, diretor da Associação Mineira de Produtores de Algodão.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão atinge mínima de 18 meses na ICE com dados fracos de exportação dos EUA
Algodão/Cepea: Indicador cai pelo 2º mês
Demanda doméstica do algodão ficou voltada para disponível e futuro, mas sem volume expressivo
Algodão 23/24: StoneX reforça expectativa de recorde
Algodão/Cepea: Com vendedor mais flexível, liquidez aumenta