IBGE: 5,1 milhões de toneladas de algodão serão produzidas neste ano

Publicado em 09/09/2011 12:19
A estimativa de produção de algodão herbáceo em 2011 foi reajustada para cima em 0,8% pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto. A revisão se deve ao aumento de 1,5% na área a ser colhida da Bahia, segundo maior produtor da commodity, cujo total de hectares plantados passou para 1.400.965.

Com isso, o IBGE projeta que 5,1 milhões de toneladas de algodão sejam produzidas neste ano, o que, se confirmado, representará crescimento de 73,8% na comparação com 2010. Os dados constam no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de agosto, divulgado hoje pelo IBGE.

O gerente da coordenação de agropecuária do IBGE, Mauro André Andreazzi, explicou que o crescimento da produção deste ano é fruto da baixa base de comparação de 2010. Ele disse que o algodão é altamente dependente do mercado futuro e, com a crise que afetou o sistema financeiro internacional nos últimos anos, inibiu o fechamento de contratos, prejudicando a produção e a oferta da commodity.

Com a alta do algodão no mercado internacional, os produtores voltaram a plantar o insumo. “O algodão foi o produto agrícola que mais sofreu com a crise de crédito em 2008. Os estoques ficaram comprometidos, o que levou a um aumento do insumo. Isso explica a cultura ser recorde em 2011”, disse o especialista.

   

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Demanda doméstica do algodão ficou voltada para disponível e futuro, mas sem volume expressivo
Algodão 23/24: StoneX reforça expectativa de recorde
Algodão/Cepea: Com vendedor mais flexível, liquidez aumenta
Certificadora de algodão utilizada pela Inditex, H&M não encontra evidências contra produtores do Brasil
Declaração da Abrapa sobre a publicação da auditoria encomendada pela Better Cotton para a Peterson