Algodão: Imea prevê aumento da área plantada em MT

Publicado em 28/09/2011 10:33
Assim que terminou a colheita do algodão em Mato Grosso, os produtores já iniciaram os trabalhos para o início do novo plantio da safra 2011/12. Os primeiros indicativos, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é de que haverá avanço de área plantada próximo dos 10% para o algodão de 1ª safra, 9% para o de 2ª safra em plantio com espaçamento convencional e 6% para o adensado.

Neste primeiro momento, os agricultores estão aproveitando a estiagem e o período do vazio sanitário do algodão para corrigir e melhorar a situação do solo onde estavam presentes as plantas. As áreas provavelmente serão aumentadas em regiões nas quais os produtores detêm estrutura agrícola que permite esse incremento.

Como esta safra foi menos problemática do que se previa antes do plantio, mas, mesmo assim, atrasos resultantes do clima desfavorável e excesso de produto para beneficiamento ocorreram, uma safra futura maior ainda precisará de maior cuidado e planejamento, tanto para conseguir plantar no período apto para a cultura, quanto para a estrutura da cadeia.

O mercado do algodão, no início do ano, se mostrou com cotações elevadas e, com isso, muitos contratos foram negociados para 2011/12 e até anos posteriores.

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão atinge mínima de 18 meses na ICE com dados fracos de exportação dos EUA
Algodão/Cepea: Indicador cai pelo 2º mês
Demanda doméstica do algodão ficou voltada para disponível e futuro, mas sem volume expressivo
Algodão 23/24: StoneX reforça expectativa de recorde
Algodão/Cepea: Com vendedor mais flexível, liquidez aumenta