Etanol recua com safra, mas preços seguem altos

Publicado em 04/06/2012 10:53
Os preços do etanol voltaram a recuar de forma mais sistemática na última semana,de acordo com o indicador Cepea/Esalq, que registrou o litro do biocombustível em R$ 1,0962 entre 28 de maio e 1º de junho. A queda é de 1,14% em relação à semana anterior, e se deve em grande parte pela pressão sofrida com a entrada de volumes mais elevados de etanol da nova safra de cana.

Apesar da queda de sexta-feira, os preços do hidratado ainda estão 8,3% mais altos do que há um ano, segundo o indicador do Cepea. Isso porque, dizem especialistas, a oferta da safra nova demorou mais a chegar, por causa do atraso no início da moagem em abril e a ocorrência de chuvas no período, o que prejudicou os trabalhos de colheita da cana-de-açúcar.

A previsão é que o Centro-Sul produza na safra 2012/13, recém-iniciada, 21,48 bilhões de litros, entre anidro e hidratado,segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), 4,58% mais do que no ciclo anterior. Espera-se também que neste ano, a volatilidade dos preços do etanol seja relativamente baixa, como a do ano passado. O cenário pode mudar se a produção do biocombustível aumentar diante dos preços desestimulantes do açúcar.

Com informações do Valor Econômico
Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Política de preços da Petrobras projeta redução superior a R$ 10 bilhões na receita dos produtores de etanol
Vendas de diesel no Brasil caem em março, mas fecham trimestre com recorde, diz ANP
Petrobras quer cota para seu diesel R sem concorrência com biodiesel, diz diretor
Diesel fecha o mês praticamente estável nos postos do Brasil, diz Ticket Log
ANP aprova resolução que altera especificações do óleo diesel