Apresentado estudo sobre o uso de biodiesel com benefício ambiental

Publicado em 17/10/2013 08:27

Os participantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel estiveram reunidos nessa quarta-feira, 16 de setembro, em Brasília. O principal assunto abordado foi a apresentação do relatório final sobre os benefícios ambientais do uso de biodiesel pelo grupo temático da Câmara.
Leonardo Botelho Zílio, um dos coordenadores do estudo relatou que, apesar de recente, o setor do biodiesel já dissemina para toda a sociedade diversos benefícios, entre eles o de cunho ambiental. O sebo bovino e o óleo de cozinha usado são matérias-primas que contribuem significativamente para a produção desse biocombustível.

“Percebe-se, por intermédio da produção e do uso do biodiesel no Brasil, melhorias sensíveis na qualidade do ar respirado nos centros urbanos, bem como nas emissões de gases de efeito estufa. A emissão de materiais particulados e outras substâncias malignas à saúde do ser humano também são reduzidas”, ressalta Zílio.

Estima-se que, no caso da qualidade do ar respirado, haja uma diminuição das emissões da ordem de 70% quando considerado o ciclo de vida do biodiesel puro, enquanto que na emissão de gases de efeito estufa, percebe-se sensível melhoria na qualidade do ar das grandes cidades em virtude da redução de envios de materiais particulados, hidrocarbonetos e monóxido de carbono à atmosfera.

Dependendo do percentual de mistura em análise, a mitigação de tais emissões pode chegar a 20% em relação ao diesel mineral, sendo um potencial efeito redutor de mortalidade, internações e tratamentos contra doenças diretamente ligadas à má qualidade do ar respirado.

Atualmente, mais de 400 milhões de quilos de sebo são utilizados na fabricação de biodiesel, algo que representa quase 20% da produção doméstica total. Já no caso do óleo de fritura, se mantido o ritmo de crescimento em relação a 2012, estima-se que sejam produzidos mais de 35 milhões de litros do biocombustível a partir dessa fonte em 2013.

Para o coordenador-geral de Agroenergia da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, João Abreu, a evolução do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) vem proporcionando a conquista de benefícios por toda a sociedade brasileira. “Do ponto de social e econômico, os benefícios já eram conhecidos. Faltava ainda um estudo que ressaltasse as vantagens ambientais. Este trabalho veio suprir esta lacuna”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário