Consumo de GNV cresce em maio com greve dos caminhoneiros, diz Abegás

Publicado em 05/07/2018 11:44

LOGO REUTERS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O consumo de Gás Natural Veicular (GNV) cresceu 13,9 por cento em maio ante o mesmo mês de 2017, diante do desabastecimento de combustíveis líquidos causado por uma histórica greve de caminhoneiros no país, apontou nesta quinta-feira a Abegás, associação das empresas distribuidoras de gás canalizado.

Foram consumidos 5,9 milhões de metros cúbicos/dia (m³/d) de GNV em maio, ante 5,2 m³/d no mesmo período do ano passado. Ante abril, houve uma alta do consumo de 1,6 por cento.

Em nota, o presidente-executivo da Abegás, Augusto Salomon, disse que o desabastecimento causado durante a paralisação dos caminhoneiros, que durou 11 dias em maio, impulsionou o consumo de GNV. A greve protestou contra os altos preços do diesel.

Segundo o presidente da Abegás, houve ainda um aumento médio de 60 a 70 por cento na procura pela conversão de veículos a GNV, o que resultará em aumento do consumo nos próximos meses.

"Incentivar o GNV é estratégico para o país. Por ser distribuído em tubulações, não depende do fornecimento por veículos. Além do mais, é menos poluente que os combustíveis líquidos, especialmente na comparação do diesel, o que faz dele uma alternativa para uso em veículos pesados, inclusive em transporte público municipal", afirmou.

O consumo de gás natural do Brasil em maio, no entanto, caiu 5,4 por cento na comparação anual, para 59,46 milhões de m³/d, com o recuo da demanda industrial, bastante impactada pela paralisação dos caminhoneiros, que reduziu a produção da indústria não só pela falta de insumos, mas também pela impossibilidade de circulação dos produtos acabados, mostrou a Abegás.

Na indústria, principal mercado consumidor de gás, houve uma retração de 2,63 por cento do consumo do insumo em maio, ante o mesmo mês de 2017, para 27 milhões de m³/d, segundo a Abegás. Na comparação com abril, houve uma queda de 3,64 por cento.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário