Atuação da Embrapa no desenvolvimento do RenovaBio é premiada

Publicado em 02/04/2019 15:57

A atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) junto a governos federais, estaduais e municipais foi reconhecida pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), que a classificou com o melhor exemplo de ética e transparência entre o público e o privado na categoria relações institucionais e governamentais em 2018.

A estatal venceu o prêmio Marco Maciel, apresentando o case de sua atuação na formulação do RenovaBio. Depois de a empresa participar de 29 audiências públicas e encaminhar 12 notas técnicas, ela ajudou a transformar o projeto na Lei 13.576/2017, que criou a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

A ideia inicial, desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia (MME), era traçar uma estratégia conjunta “para reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética brasileira”, tanto para evitar uma possível falta de energia quanto para mitigar e reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa.

O ponto focal da iniciativa era estabelecer a redução desses poluentes alinhada aos demais compromissos assumidos pelo país no âmbito do Acordo do Clima de Paris.

Ao longo da estruturação do projeto, o governo federal chamou a Embrapa para participar de um Grupo de Trabalho (GT), instituído para discutir qual seria a melhor política de biocombustíveis para o Brasil.

>> Leia notícia completa em Biodiesel BR

Fonte: Biodiesel BR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para etanol de milho avançar ainda mais, é preciso ter estratégia de armazenagem
Política de preços da Petrobras projeta redução superior a R$ 10 bilhões na receita dos produtores de etanol
Vendas de diesel no Brasil caem em março, mas fecham trimestre com recorde, diz ANP
Petrobras quer cota para seu diesel R sem concorrência com biodiesel, diz diretor
Diesel fecha o mês praticamente estável nos postos do Brasil, diz Ticket Log