BNDES aprova R$500 mi para usina de etanol de milho e sorgo da 3tentos no MT
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira a aprovação de financiamento de 500 milhões de reais para a implantação de uma nova usina de etanol de milho e sorgo do grupo agroindustrial 3tentos em Porto Alegre do Norte (MT).
A unidade terá capacidade inicial de produzir, ao dia, 935 mil litros do biocombustível, 587 toneladas de grãos secos de destilaria (DDGS, na sigla em inglês) e 37 toneladas de óleo de milho.
Segundo o banco fomento, o projeto também envolve a implantação de uma usina cogeradora de vapor e energia elétrica a partir de biomassa, com capacidade de geração de até 184.000 MWh ao ano.
"O Brasil tem hoje uma capacidade instalada de 6,4 bilhões de litros de etanol e os projetos em execução somam mais 2 bilhões de litros. Até 2025, a produção de etanol de milho deverá injetar cerca 20% em toda oferta no Brasil", disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em comunicado.
De acordo com o anúncio, a produção de etanol é nova para a 3tentos e a utilização do sorgo de forma adicional ao milho apresenta a introdução de uma nova matéria-prima para o biocombustível no Brasil.
A nova unidade da 3tentos está sendo construída ao norte do Vale do Araguaia, região que está em plena ampliação da área de plantio de grãos e cereais.
"Com a indústria de etanol de milho e sorgo, vamos ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Vale do Araguaia, contribuindo com a ampliação da produção e transformando-a em alimento e combustível renovável", disse o CEO e fundador da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel.
Segundo o banco, entre janeiro a outubro deste ano, as aprovações de crédito para o setor de biocombustíveis somaram 3,9 bilhões de reais, a segunda maior da série histórica, iniciada em 2005. O recorde de aprovações, de 4,5 bilhões de reais, foi obtido no ano de 2010.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Tereos recebe certificação ISSC CORSIA Plus, que permite a venda de etanol para produção de combustível sustentável de aviação (SAF)
Governo Biden não finalizará orientação sobre crédito tributário para combustível limpo
Produção de etanol do Brasil cresce com impulso do milho após queda na safra de cana
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preços médios recordes em 2024, afirma Edenred Ticket Log
Mais uma vez, preço médio da gasolina fecha novembro em estabilidade no País, enquanto etanol tem aumento de 0,48%, aponta Edenred Ticket Log
Novos projetos de etanol de milho irão demandar cerca de R$ 20 bilhões em investimentos, aponta Itaú BBA