Governo decide manter mistura de biodiesel em 14% a partir de março

Publicado em 18/02/2025 18:17 e atualizado em 18/02/2025 19:13

 

Por Rodrigo Viga Gaier e Ana Mano

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu nesta terça-feira manter a mistura de biodiesel no diesel em 14% a partir de março, em vez de elevar a 15% conforme previsto anteriormente, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O biodiesel é produzido no Brasil principalmente a partir do óleo de soja.

A consultoria StoneX revisou sua previsão de aumento anual nas vendas de biodiesel no Brasil após o anúncio do CNPE.

Com o mix de 15% a partir de março, a StoneX projetava que as vendas de biodiesel aumentariam em 1,2 milhão de metros cúbicos, totalizando 10,2 milhões de metros cúbicos em 2025. Já com a manutenção dos 14% ao longo de 2025, o crescimento anual das vendas passou a ser visto em 600 mil toneladas, com uma demanda de 9,6 milhões de metros cúbicos.

Em coletiva de imprensa após a reunião do CNPE, Silveira afirmou que o patamar de 14% será mantido "até posterior deliberação", que pode ser tomada "a qualquer tempo".

"O governo do presidente Lula tem uma grande prioridade, é alimentar as pessoas de forma justa e cuidar do preço dos alimentos. Essa é uma prioridade do presidente Lula", afirmou o ministro, ao justificar a decisão.

A inflação tem sido uma preocupação do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que viu recentemente sua aprovação cair aos piores índices de avaliação de todos os mandatos do petista.

A Abiove, entidade que representa as principais processadoras de soja, disse que a decisão de manter os 14% se baseou nos preços do óleo de soja ao consumidor final, para consumo alimentício.

No entanto, segundo a Abiove, os preços do óleo de soja envasado, assim como do biodiesel, já estão em queda, refletindo o cenário favorável da safra recorde de soja.

A Abiove disse ainda que espera que o governo reveja sua decisão “o mais rápido possível”.

(Por Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro e Ana Mano em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025