Produção de etanol de milho no Brasil deve quase dobrar até 2032, diz Citi

Publicado em 11/03/2025 13:28

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A produção anual de etanol de milho do Brasil deverá quase dobrar para cerca de 16 bilhões de litros até 2032, afirmou o banco de investimentos Citi em uma nota publicada nesta terça-feira, citando a rápida expansão do setor.

De acordo com o Citi, o Brasil produziu cerca de 6,3 bilhões de litros de etanol de milho em 2023/24 e deve aumentar o volume para 9,5 bilhões de litros durante a atual temporada.

Enquanto o Brasil contava com 22 usinas de etanol de milho em operação no ano passado, 12 instalações adicionais estão sendo construídas e outras nove receberam sinal verde da reguladora ANP para a construção, diz a nota.

"O etanol de milho oferece vantagens importantes em relação à cana-de-açúcar, já que o tempo de armazenamento do milho e os custos mais baixos de transporte permitem a produção em áreas mais remotas", disse o Citi.

O Citi notou que milho pode equilibrar o mercado de etanol do Brasil, garantindo uma oferta consistente, especialmente durante a entressafra da cana-de-açúcar.

A produção de etanol do centro-sul do Brasil em 2024/25 deverá encerrar a temporada em março em um novo recorde histórico, apesar de uma queda na safra de cana-de-açúcar, com o milho sustentando a oferta da matéria-prima para a fabricação do biocombustível, afirmaram representantes do setor à Reuters.

Em janeiro, a União Nacional de Etanol de Milho (Unem) previu afirmou à Reuters que esperava que a produção de etanol de milho nesta temporada excedesse as previsões em cerca de 200 milhões de litros, elevando a produção total para cerca de 8,2 bilhões de litros.

(Reportagem de Oliver Griffin)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Números monstruosos, mas correspondem a 40 litros anuais para cada brasileiro rodar. Por enquanto o etanol tá ganhando, já que o brasileiro consome quase 9 litros de alcool por ano, na bodega. Vamos empatar esse jogo kkkkk.

    0