Inpasa obtém certificação para fornecer etanol à produção de SAF
SÃO PAULO (Reuters) - A Inpasa, maior produtora de etanol da América Latina, anunciou nesta quinta-feira que recebeu a certificação internacional ISCC CORSIA que a habilita a fornecer matérias-primas para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês).
O selo é reconhecido pela Organização da Aviação Civil Internacional e atesta o cumprimento de exigências de rastreabilidade, sustentabilidade e redução de emissões em toda a cadeia de produção. Outras importantes empresas do Brasil já obtiveram essa certificação.
Um diferencial para obtenção da certificação é o processo produtivo da companhia, baseado em sua maioria em matérias-primas de segunda safra, como milho e sorgo, sem competição com a produção de alimentos e sem causar mudanças no uso do solo.
A Inpasa iniciou suas operações no Paraguai em 2008 e, desde 2019, opera no Brasil. Em 2024, a empresa processou cerca de 8,3 milhões de toneladas de milho de segunda safra, resultando na produção de 3,7 bilhões de litros de etanol.
"Essa escala permite à Inpasa se posicionar como uma das principais plataformas de fornecimento para rotas tecnológicas como a Alcohol-to-Jet (ATJ), utilizadas para a conversão de etanol em SAF", afirmou a empresa.
Além do etanol, a companhia acrescentou que deve se destacar como fornecedora relevante de TCO, um resíduo da produção de biocombustível que se tornou um insumo estratégico para outras rotas tecnológicas de SAF.
O combustível avançado de aviação é um vetor estratégico para mitigar o impacto climático do setor aéreo global, responsável por cerca de 3% das emissões de CO₂, observou a companhia, que poderá fornecer etanol e TCO (Technical Corn Oil) como matérias-primas para SAF.
(Por Roberto Samora)
0 comentário

Biocombustíveis absorverão mais da metade da produção de óleo de soja dos EUA, diz USDA

Etanol/Cepea: Vendas caem 40%, para o menor volume da safra

Itaú BBA: Mudança nas metas de biocombustíveis nos EUA impulsiona preço do óleo de soja

Mistura de 15% de biodiesel a partir de agosto: Mais de 5 bi em investimentos e 4.000 novos empregos
Etanol/Cepea: Indicadores encerram junho em alta

Vendas de diesel B crescem em maio e têm maior volume em 7 meses, mostra ANP