Pesquisas na área de Biodiesel têm recursos de até R$ 15 milhões

Publicado em 29/04/2010 09:58
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) abre chamada pública para selecionar projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do Biodiesel. As propostas serão financiadas no valor global estimado de R$ 15 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/Fundos Setoriais), a serem liberados em duas parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária do CNPq.

O edital apoia duas linhas de pesquisa: a primeira, que abrange a cadeia de Produção e Uso de Biodiesel que contemplem obrigatoriamente e de forma integrada, as fases de produção e obtenção de matérias primas graxas; produção de biodiesel via rotas metílica e/ou etílica; caracterização e controle da qualidade do óleo e do biodiesel produzido e controle de processos de extração do óleo e obtenção dos mono-ésteres; estratégias e formas de armazenamento; e utilização de co-produtos das fases de obtenção de matéria prima, de extração do óleo e produção do biodiesel.

Já a segunda linha é voltada para projetos que abrangem a cadeia produtiva do biodiesel com foco na sustentabilidade ambiental, envolvendo pelo menos uma das seguintes linhas: Recuperação de áreas degradadas com a utilização de culturas oleaginosas endêmicas e não convencionais como fonte de matéria prima para produção de biodiesel, envolvendo a extração do óleo e a utilização de co-produtos da fase agrícola; Avaliação de impactos ambientais e estratégias de remediação ambiental; Análise do ciclo de vida de processos associados à produção de biodiesel.

Terão preferência em ambas às linhas, propostas de cooperação interinstitucionais submetidas por pesquisadores que atuem no estudo da cadeia do biodiesel e/ou tenham parceria com empresas com atuação no setor de biodiesel. Opcionalmente, recomenda-se para as duas linhas, que os projetos envolvam também estudos de viabilidade econômica e ambiental.

O pesquisador interessado deve ter o título de doutor, experiência de pesquisa na área, currículo cadastrado na Plataforma Lattes e vínculo formal com a instituição de execução do projeto. Serão concedidas bolsas, por até 24 meses, nas modalidades de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI-A e ITI-B), Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI), Especialista Visitante (EV), Extensão no País (EXP) e Apóio técnico em Extensão no País (ATP). A implementação das bolsas deve ser realizada dentro dos prazos e critérios estipulados para cada uma dessas modalidades, que estão indicadas no endereço https://www.cnpq.br/bolsas/index.htm .

As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas, até 20 de maio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias da Amazônia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário