Brasil participa de encontro internacional sobre biocombustíveis

Publicado em 07/05/2010 09:20
Indicadores de sustentabilidade na produção de biocombustíveis e políticas internacionais para o setor serão debatidos no workshop do Grupo Técnico de Trabalho da Parceria Global de Bioenergia (GBEP, sigla em inglês), de quarta-feira (5) a sexta-feira (7), em Túnis, capital da Tunísia. O diretor de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alexandre Strapasson, representa o governo brasileiro no encontro.

O GBEP é uma iniciativa do G8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos), que nesta fase inicial envolveu também cinco países em desenvolvimento (África do Sul, Brasil, China, Índia e México), além de organismos internacionais. O grupo pretende estabelecer um referencial de sustentabilidade, com critérios e indicadores econômico, social e ambiental para subsidiar políticas públicas de  bioenergia em todo o mundo.

Itália - Na próxima segunda-feira (10), representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), reunidos em Roma (Itália), discutem o desenvolvimento de projetos de cooperação em países africanos para produção sustentável de biocombustíveis. “Vamos aproveitar a experiência brasileira na área, em especial o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar, nesse processo”, informa Strapasson, que também será o representante brasileiro na reunião.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para etanol de milho avançar ainda mais, é preciso ter estratégia de armazenagem
Política de preços da Petrobras projeta redução superior a R$ 10 bilhões na receita dos produtores de etanol
Vendas de diesel no Brasil caem em março, mas fecham trimestre com recorde, diz ANP
Petrobras quer cota para seu diesel R sem concorrência com biodiesel, diz diretor
Diesel fecha o mês praticamente estável nos postos do Brasil, diz Ticket Log