MT negocia o maior volume no leilão de Biodiesel

Publicado em 02/06/2010 10:13
Mato Grosso foi o Estado que mais vendeu biodiesel no 18º leilão promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O evento ocorreu nos dias 27, 28 e 31 de maio. Dos 600 milhões de litros do produto ofertados durante o evento, 25% foram de empresas mato-grossenses que venderam 150,1 milhões de litros de biodiesel. A ADM foi a unidade no Estado que conquistou o maior volume, totalizando 68 milhões de litros. O produto foi adquirido pela Petrobras e pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap).

A Fiagril foi a segunda empresa que mais vendeu, somando 21,4 milhões de litros. No entanto, o diretor-presidente da empresa, Miguel Vaz Ribeiro, explica que esse volume ficou abaixo do que estava sendo ofertado. "Pretendíamos comercializar entre 25 a 30 milhões de litros". Ele diz que o preço médio do leilão foi responsável pela retirada das ofertas. "Está ocorrendo mais oferta do que procura". Para ele, o governo deve aumentar o percentual de mistura do biodiesel na composição do diesel. "Isso iria reaquecer o segmento".

O diretor da CLV, Vitor Birtche, acrescenta que a concorrência com as grandes empresas dificultou o acesso das pequenas produtoras de biodiesel. Conforme ele, o ideal seria que nos pequenos lotes somente as menores empresas tivessem acesso. A CLV comercializou 7 milhões de litros de biodiesel no leilão da ANP. Entre os participantes que se destacaram no leilão, a Cooperbio Cuiabá conseguiu comercializar 21 milhões de litros de sua produção, já a Biocamp vendeu outros 11 milhões de litros.

A Barralcool, a Biopar Parecis e a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) venderam 5 milhões de litros cada. A Araguassú comercializou 2,2 milhões de litros, enquanto que a Transportadora Caibiense vendeu 2,7 milhões de litros. O restante veio da Beira Rio (500 mil litros), Grupal (1 mil litros) e SSIL (300 mil litros), totalizando os 15,1 milhões de litros arrematados em Mato Grosso.

No total, o leilão contou com a participação de 40 unidades produtoras. O preço de referência foi de R$ 2,32 por litro e o preço médio ponderado foi de R$ 2,10/litro para os 600 milhões de litros oferecidos, representando deságio médio de 9,27%. Das 35 empresas vencedoras, a Granol foi a que ofereceu o maior volume: 76,1 milhões de litros, sendo 41,9 milhões de litros da unidade produtora de Anápolis (GO).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário